quarta-feira, 14 de outubro de 2015

FILOSOFIA QUE TRANSCENDE O REAL (PONTO DE VISTA DO BLOGUEIRO NO TITULO

ENEAGRAMA: CONHECER PARA TRANSCENDER


Abraham Maslow

"O que um homem é capaz de ser ele deve sê-lo. Ele tem que ser verdadeiro com a sua própria natureza."
Abraham Maslow

Esta necessidade, este chamado, este desejo do retorno à nossa verdadeira natureza é o que Maslow chamou de Autorrealização. E é essa busca da Autorrealização, do desejo de realização pessoal, do nosso propósito, da plena utilização do nosso potencial autêntico que faz sentirmos um vazio interior que tantas vezes nos incomoda.

George Ivanovich Gurdjieff"Existem de fato mentes inquiridoras, que anseiam pela unidade do coração, que a buscam, empenham-se para resolver os problemas colocados pela vida, tentam penetrar na essência das coisas e dos fenômenos e adentrar em si mesmos. Se um homem raciocina e pensa de forma mais consistente, independentemente do caminho que ele siga na solução desses problemas, ele deve inevitavelmente regressar a si mesmo, e começar com a solução do problema do que ele mesmo é e qual o seu lugar no mundo à sua volta."
George Ivanovich Gurdjieff

É somente a partir do Autoconhecimento que podemos adquirir este novo olhar, este novo caminho que conduzirá à Autorrealização.
O autoconhecimento permite que nossa verdade absoluta seja conhecida, nos mostra um novo modo de pensar que faz com que aproveitemos totalmente o nosso potencial intrínseco e assim possamos definir de forma objetiva e prática as nossas metas e objetivos.
Vivências e exercícios práticos, que integram corpo, mente e emoções, ajudam a interiorizar os conhecimentos adquiridos, incorporando-os ao nosso dia a dia, ao nosso novo Ser.
Tudo isso é conseguido em nosso Workshop através do estudo do Eneagrama, um sistema de autoconhecimento baseado em nove tipos psicológicos básicos. Mas bem mais que uma simples tipologia, o Eneagrama oferece também o caminho e as chaves para o aproveitamento do pleno potencial, da essência, de cada indivíduo.

Qual a Origem do Eneagrama?

O Eneagrama tem suas origens numa sabedoria milenar, que remonta aos Sumérios, 2.300 anos antes de Cristo. Inicialmente transmitido apenas através de uma tradição oral, surge pela primeira vez no ocidente, trazido por G. I. Gurdjieff no início do século XX, após uma peregrinação de 20 anos pelo Oriente.
Nos anos 1950, o boliviano Óscar Ichazo conhece, se aprofunda e começa a transmitir os ensinamentos do Eneagrama para grupos que visam o crescimento psicológico e em 1970 Claudio Naranjo, um famoso psiquiatra chileno, após conhecer o trabalho se encanta, integra o conhecimento psicológico e começa a difundir nos Estados Unidos o Eneagrama dos tipos, como conhecemos atualmente.
Nesses pouco mais de 40 anos, em função de seu caráter prático, o Eneagrama tem sido adotado cada vez mais por empresas e organizações em programas de desenvolvimento de recursos humanos e comportamentais.

Público Alvo

É formado por qualquer pessoa que busca um maior e real autoconhecimento, uma melhor comunicação interpessoal e a perfeita compreensão da real imagem pessoal e profissional.
O Eneagrama é também uma ferramenta fantástica para gestores, gerentes, supervisores e quaisquer profissionais envolvidos com a formação e gerenciamento de equipes, possibilitando um melhor aproveitamento dos próprios talentos e de cada colaborador.

Objetivos

O workshop objetiva levar cada participante, através do autoconhecimento, a aproveitar totalmente o potencial individual intrínseco e traçar de forma objetiva e prática metas e objetivos. O workshop objetiva ainda, através de uma melhor comunicação interpessoal, facilitar a busca e o reconhecimento de parcerias evolutivas e a consciência da autoimagem.
O workshop permitirá também, através de vivências e exercícios, a consciência e definição de metas e direcionamentos a serem tomados nos momentos mais importantes da vida pessoal e profissional, no sentido do desenvolvimento de um Ser Total e Integral.

Um comentário: