quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porçãoleste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), como também o Oceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43 696,054 km², sendo pouco maior que aDinamarca. Sua capital é a cidade homônima. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio"). Carioca é o gentílico da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo dados do Censo 2010 o Rio de Janeiro é o terceiro estado mais populoso do Brasil com 15.180.636 habitantes. Os municípios mais populosos são: Rio de JaneiroSão GonçaloDuque de CaxiasNova IguaçuBelford RoxoNiteróiSão João de MeritiCampos dos GoytacazesPetrópolisVolta RedondaMagéItaboraí,MacaéMesquitaCabo FrioNova FriburgoBarra Mansa e Angra dos Reis.
Muitas cidades destacam-se devido à forte vocação turística, como: AraruamaAngra dos ReisArmação dos BúziosArraial do CaboCabo FrioSão Pedro da Aldeia,Nova FriburgoPenedo (distrito de Itatiaia), ParatyPetrópolisRio das Ostras,SaquaremaTeresópolisSumidouroCarmo, entre outras.
O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e oplanalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do SulMacaéGuanduPiraíMuriaé e Carangola são os principais rios. O clima étropical.
É representado na bandeira da Federação brasileira pela estrela Beta do Cruzeiro do Sul (β = Mimosa).