quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ESCARFACE OBRA PRIMA DE BRIAN DE PALMA 1983 (TONY MONTANA)


Scarface é um filme dirigido por Brian de Palma que apresenta o papel de um imigrante cubano que tenta formar um império de tráfico de drogas. O filme foi realizado em 1983, sendo o remake de outro filme de 1932 realizado por Howard Hawks e produzido por Howard Hughes.
O argumento é de Oliver Stone baseado num romance de Armitage Trail. Scarface é um dos filmes mais violentos já feitos e também um expoente de Hollywood no Cinema da década de 80.
Censurado em muitos países, a palavra "fuck" aparece 182 vezes [carece de fontes?]. Rumores dizem que a banda Blink-182 adotou o 182 por causa do filme. Essa marca "Fuck" só seria superada com o lançamento de Goodfellas (Tudo Bons Rapazes em Portugal e Os Bons Companheiros, no Brasil) em 1990, em que aparece 246 vezes a referida palavra.
A fita de Brian de Palma é um remake do filme Scarface - A Vergonha de uma Nação, do diretor Howard Hawks, de 1932. O roteirista Oliver Stone não apenas colocou o enredo nos anos 80, como também transferiu o ambiente da história de Chicago para Miami.
Um criminoso cubano, Tony Montana (Al Pacino), é exilado de Cuba para Miami, EUA. Ao lado de alguns companheiros, um deles Manny Ribeira (Steven Bauer), Tony começa fazendo pequenos trabalhos para um chefão do tráfico de drogas Frank Lopez (Robert Loggia), e em pouco tempo sobe na organização criminosa, enquanto sobem ainda mais suas ambições. Tony se apaixona pela mulher de seu chefe Elvira Hanckoc (Michelle Pfeiffer), e logo depois mata Frank, após esse ter tentado mata-lo. Tony chega ao topo do império da cocaína em Miami trabalhando ao lado do barão da coca Alejandro Sosa e ganha cada vez mais poder e dinheiro, entretanto começa a ter problemas devido ao vício em cocaína, problemas pessoais com sua irmã Gina e problemas com o imposto de renda o que acabam afetando indiretamente Tony Montana e aos poucos o levam a ruína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário